O Instituto Brasileiro de Relações com Investidores – IBRI – foi criado em junho de 1997 com o objetivo de valorizar o papel da comunidade de profissionais de Relações com Investidores no Mercado de Capitais brasileiro, e contribuir para seu fortalecimento e aperfeiçoamento. Desde então, a entidade tem obtido resultados expressivos graças a um trabalho bem direcionado e baseado em uma estrutura administrativa que busca o máximo de eficiência.
Presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sul e Nordeste, o Instituto é uma associação sem fins econômicos, que já congrega cerca de 350 profissionais – pessoas físicas, ligadas direta ou indiretamente à área de R.I. de algumas das principais companhias do País.
O Conselho de Administração é o órgão administrativo máximo do IBRI, sendo constituído por 09 membros.A Diretoria Executiva é indicada pelo Conselho para mandatos de dois anos e tem como estrutura: um presidente executivo, um vice-presidente e diretores regionais em SP, RJ, MG, Sul e NE. Existem ainda, como órgãos permanentes, o Conselho Fiscal, o Comitê Superior de Orientação, Nominação e Ética, a Comissão Técnica e as Comissões de Divulgação, de Desenvolvimento Profissional, Internacional, Sustentabilidade e de Novos Associados.
O IBRI e a Apimec coordenam o CODIM – Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado – do qual participam outras dez entidades do mercado. O CODIM é um órgão supra-institucional que objetiva disseminar as melhores práticas de divulgação de informações pelas empresas.
A filosofia de trabalho do IBRI inclui a valorização de parcerias com entidades do mercado nacional e internacional que tenham objetivos em comum com a área de R.I. Nesse sentido, o IBRI compreende que as parcerias desenvolvidas têm sido capazes de gerar valor para os associados, além de contribuir para enriquecer as discussões técnicas junto a órgãos oficiais – com os quais possui acordo firmado – como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e instituições como a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
Formar e valorizar o profissional de Relações com Investidores, estimulando e promovendo atividades junto às Companhias e aos profissionais, seja por meio do compartilhamento de experiências ou por incentivo para adoção das melhores práticas.
Consolidar sua posição junto às autoridades reguladoras, legisladores e entidades do poder público. Ao longo de sua história, o Instituto tem promovido atividades como seminários, palestras, Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, cursos de curta, média e longa duração, além de fornecer aos associados atualização profissional, por meio de parcerias com entidades do mercado nacional e internacional. Também faz parte do escopo da entidade apoiar eventos com o objetivo de desenvolver a profissão e promover o amadurecimento do mercado de capitais brasileiro.
A entidade segue os princípios éticos baseados na transparência, equidade, franqueza e independência, integridade e responsabilidade, princípios que estão detalhados no seu Código de Conduta.