O Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) é uma entidade sem fins lucrativos, criada em junho de 1997 com o objetivo de valorizar o papel da comunidade de profissionais de Relações com Investidores no mercado de capitais brasileiro.

Com mais de 25 anos de história, o Instituto tem como missão formar e valorizar os profissionais de Relações com Investidores (RI), considerados agentes protagonistas no desenvolvimento deste mercado, uma vez que exercem papel importante na promoção de boas práticas de governança e transparência, na observância da legislação vigente e aderência das companhias às regras do mercado, no suporte a promoção de disclosure socioambientais, na democratização e acessibilidade do mercado de capitais e no engajamento com temas relevantes no mundo dos investimentos.

O Instituto congrega atualmente mais de 300 profissionais (pessoas físicas), baseados em grande parte dos estados brasileiros e no Distrito Federal, que estão ligados, direta ou indiretamente, às áreas de Relações com Investidores de muitas das principais companhias abertas do Brasil. Para aumentar seu relacionamento e influência com esses profissionais, o IBRI conta com representantes nos principais polos do País: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e região Sul .

A filosofia de trabalho do IBRI inclui a valorização de parcerias, apoios e convênios com entidades do mercado  que tenham objetivos em comum com a área de RI e o desenvolvimento do profissional. Nesse sentido, o IBRI compreende que as parcerias desenvolvidas têm sido capazes de gerar valor para os associados, além de contribuir para enriquecer as discussões técnicas junto a órgãos oficiais – com os quais possui convênio formal firmado – como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Instituições como a Brasil, Bolsa, Balcão (B3).

Em 2015, a profissão de Relações com Investidores foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), consequência de uma iniciativa do IBRI.

Formar e valorizar o profissional de Relações com Investidores, estimulando e promovendo atividades junto às Companhias e aos profissionais, seja por meio do compartilhamento de experiências ou por incentivo para adoção das melhores práticas.

Consolidar sua posição junto às autoridades reguladoras, legisladores e entidades do poder público. Ao longo de sua história, o Instituto tem promovido atividades como seminários, palestras, Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, cursos de curta, média e longa duração, além de fornecer aos associados atualização profissional, por meio de parcerias com entidades do mercado nacional e internacional. Também faz parte do escopo da entidade apoiar eventos com o objetivo de desenvolver a profissão e promover o amadurecimento do mercado de capitais brasileiro.

A entidade segue os princípios éticos baseados na transparência, equidade, franqueza e independência, integridade e responsabilidade, princípios que estão detalhados no seu Código de Conduta.

    • Fundação do IBRI, em 05 de junho de 1997

O IBRI foi fundado sob a inspiração do seu congênere norte-americano, o NIRI (do National Investor Relations Institute), sendo seu principal objetivo criar oportunidades para valorizar a profissão de relações com investidores.

    • Primeiro Presidente do Conselho de Administração do IBRI

Carlos Gilberto Gonçalves Caetano (jun/1997 até dez/1998).

    • Primeiro Diretor-Presidente do IBRI

Luis Paulo Soares (jun/1997 até dez/1999).

    • Parceria IBRI & Revista RI.

O IBRI mantém o espaço IBRI Notícias na Revista RI, onde o Instituto compartilha a cobertura dos eventos realizados e as principais notícias relacionadas a área de RI.

    • Segundo Presidente do Conselho de Administração do IBRI

Mozart de Figueiredo Galvão (jan/1999 até dez/1999).

    • 01o Encontro nacional de relações com investidores e Mercado de capitais

O IBRI em parceria com a ABRASCA realizou nos dias 15 e 16 de junho, o primeiro encontro nacional de relações com Investidores. O evento aconteceu no hotel Sheratown, em São Paulo.

    • Assinatura do convênio – IBRI&CVM

Desde 1999, o Instituto mantém convênio com a CVM. Por meio do convênio, o Instituto participa do Programa TOP (Treinamento de Professores), do Comitê Consultivo da CVM e do Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor.

    • Segundo Diretor-Presidente do IBRI

Arleu Aloísio Anhalt (jan/2000 até dez/2001).

    • Terceiro Presidente do Conselho de Administração do IBRI

Alfredo Egydio Setubal (jan/2000 até dez/2003).

  • 2º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
    • MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores – IBRI&FIPECAFI

Em 2001 o IBRI e a FIPECAFI lançaram o MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores, com o objetivo de disseminar a teoria e prática do papel do RI dentro das companhias.

    • 3º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
    • Brazil Day

O Brazil Day foi um evento que contribui efetivamente para aumentar a visibilidade das companhias brasileiras junto aos investidores e analistas internacionais. O trabalho do IBRI foi o de consolidar e expandir sua presença nesse evento, levando a atividade de RI brasileira para essa grande vitrine instalada na Bolsade Valores de Nova York.

    • Terceiro Diretor-Presidente do IBRI

Roberto da Cunha Castello Branco (jan/2002 até dez/2003).

  • 4º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
    • Pesquisa Nacional sobre Relações com Investidores

No campo de pesquisas, o IBRI e a FIPECAFI lançaram em fevereiro de 2003 a primeira edição da pesquisa sobre o Profissional e a Área de RI, que tem o objetivo de mapear, as principais características do profissional e como está a evolução dos departamentos de RI das companhias brasileiras.

  • 5º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
    • Quarto Presidente do Conselho de Administração do IBRI

José Luiz Acar Pedro (jan/2004 até dez/2005).

    • Quarta Diretora-Presidente do IBRI

Doris Beatriz França Wilhelm (jan/2004 até dez/2005).

  • 6º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Parceria IBRI&Jornal Valor econômico
    A parceria inclui a publicação mensal da Coluna IBRI, material institucional de responsabilidade do Instituto, e espaço para divulgação de artigos no Espaço IBRI.
    • CODIM- IBRI&APIMEC

O CODIM tem como objetivo discutir e sugerir a utilização das melhores formas de divulgação de informações das companhias abertas para os seus mais diferentes usuários, através de pronunciamentos de orientação a serem produzidos e ou disseminados no mercado.

    • Workshop IR Magazine Brazil Awards

O IBRI em conjunto com a revista IR Magazine, realizou também a primeira versão brasileira do IR Magazine Awards, premiação destinada às melhores empresas e profissionais nas diversas modalidades de Relações com Investidores.

  • 7º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
    • Quinto Diretor-Presidente do IBRI

Geraldo Soares Leite Filho (jan/2006 até dez/2009).

    • Quinto Presidente do Conselho de Administração do IBRI

João Pinheiro Nogueira Batista (jan/2006 até dez/2009).

    • Primeira Participação do IBRI no Comitê Consultivo de Educação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários)

O comitê tem com objetivo a difusão da cultura de mercado de capitais e princípios de investimento entre a população em geral.

    • Convenio de cooperação técnica – IBRI&B3

Em junho de 2006 o IBRI assinou Convênio de Cooperação e Intercâmbio Operacional com a B3. O convênio prevê a criação de uma Comissão Permanente que desenvolverá as diversas atividades previstas como programas de treinamento, cursos, eventos, dentre outros.

  • 8º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
    • GUIA de RI– IBRI e BM&FBovespa e Manual de RI

No ano de 2007 o IBRI lançou o Guia de Relações com Investidores (em parceira com a Bovespa) e o Manual do RI: Princípios e Melhores Práticas de Relações com Investidores de Willian F. Mahoney (em conjunto com a editora IMF), um dos maiores especialistas em RI do mundo. Os livros são excelentes ferramentas que podem ser utilizadas pelos RI’s no dia-a-dia e suprem a demanda de material de consulta sobre as práticas

    • Livro “O Estado da Arte das Relações com Investidores no Brasil”

O lançamento do livro “O Estado da Arte das Relações com Investidores no Brasil” foi publicado com o intuito de atender às principiais necessidades dos associados do Instituto, promover o constante debate entre RIs e seus interlocutores e valorizar a profissão de Relações com Investidores.

    • Reforma do estatuto social do IBRI

O Instituto realizou avanços na Governança Corporativa ao promover alterações no Estatuto Social, uma delas propõe a eleição de não-membros para comporem o Conselho Fiscal, desde que sejam pessoas de boa conduta ética e reputação ilibada.

  • 9º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
    • Primeira pesquisa IBRI&Deloitte -Difusores da convergência contábil

O IBRI e a Deloitte lançaram a primeira pesquisa em parceria com o seguinte tema “Os impactos da convergência contábil”. A pesquisa propõe apontar e compreender os fatores mais essenciais sobre a implementação do IFRS no Brasil, na visão dos profissionais de RI.

    • 10º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
    • Princípios Éticos e Código de Conduta do Profissional Relações com Investidores

O “Código de Conduta” apresenta conceitos éticos que se espera de um profissional de Relações com Investidores ao desempenhar suas funções, transcrevendo , pela equipe do IBRI, a experiência profissional dos membros do Instituto. O Código se baseia nesses princípios: Transparência; Equidade; Franqueza e Independência; Integridade e Responsabilidade.

    • Curso “Formação do Profissional de Relações com Investidores” – IBRI & Saint Paul

Com o parceria, foi criado o curso “Formação do Profissional de Relações com Investidores”. O curso permite que os participantes atuem de forma plena na área de RI das empresas. O curso aborda de forma profunda as principais técnicas, ferramentas para relacionamento com investidores e oferece o conhecimento necessário para o exercício da função de RI.

    • 11º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
    • Webinar – “Os aspectos jurídicos das mídias sociais”

No dia 07 de outubro de 2009, o IBRI promoveu para seus associados o primeiro webinar do Instituto sobre mídias sociais que contou com a participação de Geraldo Soares, presidente executivo do IBRI e superintendente de RI do Itaú Unibanco, Luís Fernando Moran De Oliveira, diretor de Comunicação do IBRI e gerente de RI da WEG e Patricia Peck, diretora do escritório PPP Advogados, que apresentou os aspectos jurídicos

    • Sexto Diretor-Presidente do IBRI

Ricardo Florence dos Santos (jan/2010 até dez/2013).

    • Sexto Presidente do Conselho de Administração do IBRI

Luiz Fernando Rolla (jan/2010 até dez 2013).

    • 12º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
    • Guia de IFRS e novo BR GAAP – IBRI&PWC

O IBRI e a PwC lançaram em outubro de 2010 o “Guia de IFRS e o novo BR GAAP”. O material traz atualizações para os profissionais de RI sobre as normas internacionais contábeis IFRS (do inglês International Financial Reporting Standards) e trata também das principais questões sobre o tema.

  • E-Learning “Relações com Investidores: Contexto e Conceitos”- IBRI&Fipecafi.
  • 13º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
    • Revisão do novo Guia de Relações com Investidores -IBRI, B3 e Souza Cescon

Em outubro de 2012, o IBRI em parceria com a B3 e a Souza Cescon relançaram o novo Guia de Relações com Investidores atualizado.

    • Certificação do profissional de RI (CPRI), níveis 1 e 2

Para acompanhamento das exigências e a evolução do mercado, o Instituto decidiu lançar a certificação do profissional de RI. A certificação demonstra a relevância do profissional de RI não só para as companhias abertas, mas para todo o mercado de capitais.

    • Convênio de cooperação técnica – IBRI&ABVCAP

A ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital) é parceira do Instituto desde 2013 quando as entidades assinaram convênio de cooperação para aprofundar suas relações institucionais para difundir e aprimorar as práticas de Relações com Investidores na indústria de private equity, venture capital e seed capital.

  • 14º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
    • Área dos professores

A iniciativa objetivou aproximar acadêmicos e alunos da realidade dos profissionais de RI e do mercado de capitais brasileiro. Nessa área de acesso exclusivo do site, já temos 240 professores inscritos. Os docentes se cadastram e recebem todo material produzido pelo Instituto, como pesquisas e enquetes.

    • 15º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
    • Primeiro Guia rápido de RI

A comissão de desenvolvimento profissional do IBRI iniciou em novembro de 2013, a publicação de guias rápidos para os profissionais de RI. O primeiro guia lançado foi sobre agências de rating, na perspectiva do profissional de RI.

    • Sétimo Diretor-Presidente do IBRI

Vítor Fagá de Almeida (jan/2014 até nov/2014).

    • Sétimo Presidente do Conselho de Administração do IBRI

Geraldo Soares Leite Filho (jan/2014 até dez/2015).

    • Livro: A abertura de Capital no Brasil – IBRI&PwC

Ao reunir informações importantes para organizações que estejam considerando a abertura de capital ou que tenham passado recentemente por um processo de IPO, o intuito do livro é oferecer uma fonte de consulta e informação sobre este processo para que a empresa seja bem sucedida.

    • Publicação do livro: “Relações com Investidores da Pequena Empresa ao Mercado de Capitais” em parceria com a CVM

Publicação do livro “Relações com Investidores da Pequena Empresa ao Mercado de Capitais” em parceria com a CVM.

    • Campanha – “RI cria valor”

O IBRI lançou uma campanha inédita de valorização do profissional de RI. A campanha “O RI cria valor” teve como objetivo demonstrar a relevância do profissional de Relações com Investidores não só para as companhias abertas, mas para o mercado de capitais como um todo.

    • 16º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
    • Oitavo Diretor-Presidente do IBRI

Rodrigo Lopes da Luz (nov/2014- dez/2015).

    • Profissão de RI no Cadastro Brasileiro de Ocupações no Ministério do Trabalho

Inclusão da profissão de RI no cadastro brasileiro de ocupações (CBO) com o código 2525-50.

  • 17º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
    • Oitavo Presidente do Conselho de Administração do IBRI

Edmar Prado Lopes Neto (jan/2016 – dez/2019)

    • 18º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
    • Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas

Participação do Instituto no lançamento do Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas. O código foi produzido pelo grupo de trabalho GT Interagentes e disponibilizado para o mercado em novembro de 2016.

    • Dezembro 2017

O IBRI foi fundado em 05 de junho de 1997. Há 20 anos, o Instituto desenvolve atividades para formar e valorizar os profissionais de Relações com Investidores, apoiando o desenvolvimento do mercado de capitais nacional. O Instituto tem regionais no Rio de Janeiro, Minas

    • 19º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
    • Censo IBRI/CVM da Área de Relações com Investidores

O IBRI e a CVM realizaram em dezembro de 2017, o 1º Censo da Área de Relações com Investidores do Brasil. A pesquisa foi encaminhada para 505 companhias e o objetivo do questionário foi mapear as áreas de RI nas empresas brasileiras, ampliando o conhecimento sobre as principais características da área e do profissional.

    • IBRI assina acordo de cooperação com a ONU Mulheres

O IBRI assinou acordo de cooperação com a ONU Mulheres, que é a entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das mulheres. O objetivo do acordo é fomentar o engajamento das empresas na plataforma dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, que é uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global das Nações Unidas.

    • Nono Diretor-Presidente do IBRI

Guilherme Setubal Souza e Silva (2018-2020 )

  • 20º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Comissão de Compliance e Governança
  • Grupo de Trabalho de Relações com Investidores de Estatais
  • Workshop “Assembleia de Acionistas – A organização das AGOs”
  • 1° Programa de Mentoring para profissionais de Relações com Investidores
  • 21º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Novo Estatuto do IBRI
  • Criação do Grupo de WhatsApp para profissionais de Relações com Investidores
  • Jantar IBRI Rio 2019
  • Lançamento do Curso de EAD “Relações com Investidores na Prática”
  • Eleição do Conselho de Administração do Instituto”
    • Nono Presidente do Conselho de Administração do IBRI

Anastácio Ubaldino Filho (jan/2020 – dez/2021)

    • 2° Programa de Mentoring para profissionais de Relações com Investidores
    • Criação do Grupo IBRI Mulheres

No dia 8 de março o IBRI criou o Grupo IBRI Mulheres idealizado pelas lideranças femininas do Instituto e que contou com a aprovação e amplo suporte de toda a Diretoria e do Conselho de Administração. O programa terá como objetivos discutir e contribuir para disseminação da visão e da perspectiva da mulher profissional de RI; representar o pensamento da mulher executiva; abordar temas relacionados

  • Criação da Comissão ESG
  • Décimo Diretor-Presidente do IBRI

Bruno Salem Brasil

(Jan/20- Dez/21)

  • 3° Programa de Mentoring para profissionais de Relações com Investidores
  • Realização do 1° Prêmio Apimec – IBRI

Fevereiro/21

  • Lançamento do Guia de Boas Práticas para Assembleias Digitais

Março/21

  • Lançamento do Centro de Pesquisas em Mercado de Capitais e Relações com Investidores IBRI & FECAP

Agosto/21

  • Lançamento do 4º Programa de Mentoring
  • 22° Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais

Setembro/21

  • Lançamento do convênio entre IBRI e ABRASCA

Dezembro/21

  • Realização da 1ª Semana do RI
  • Realização do 2º Prêmio APIMEC IBRI
  • Décimo Presidente do Conselho de Administração do IBRI

Geraldo Soares (jan/2022 – dez/2023)

  • Décimo Primeiro Diretor-Presidente do IBRI

Rodrigo dos Reis Maia (Jan/22-Dez/22)

  • Lançamento do 5º Ciclo do Programa de Mentoring
  • IBRI e AMEC firmam acordo de cooperação
  • 23° Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Lançamento do projeto de colaboração entre o IBRI e o NIRI
  • IBRI e IBGC firmam acordo de cooperação
  • Décimo Segundo Diretor-Presidente do IBRI

Jean Phillipe Leroy (Jan/23 – Jun/23)

 

  • 27/01 – Conselho de administração aprova a criação da Comissão de Educação e Inovação e a Comissão Internacional
  • 17/05 – Lançamento do 6° Programa de Mentoring do IBRI
  • 24/06 – 25/06 – 24° Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais

 

  • Décimo Terceiro Diretor-Presidente do IBRI

Luiz Henrique Valverde (Jul/23-Dez/24)

  • 28/07 – IBRI e CRA-SP firmam acordo de cooperação
  • 25/08 – Criação da Comissão Jurídica do IBRI
  • 12/09 – IBRI e B3 realizam Fórum Conexão RI
  • 27/11 – 01/12- 3° Semana do RI
  • 07/12 – 4° Prêmio APIMEC & IBRI
  • Décima – Primeira Presidente do Conselho de Administração do IBRI

Renata Oliva Battiferro (jan/2024 – Atualmente)

  • 24/06 – 25/06 – 25° Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais
  • 01/08 – Lançamento do 7° Programa de Mentoring do IBRI
  • 08/10 – 5° Prêmio APIMEC & IBRI
  • 22/10 – Momento Mercado comemora 100ª edição
  • 18/11 – Luiz Fernando Rolla é indicado para o conselho CRSFN (Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional)
  • 25/11 – 29/11 – 4° Semana do RI
  • Décimo Quarto Diretor-Presidente do IBRI

Luiz Roberto Cardoso (Jan/25-atualmente)

  • Lançamento do Guia IBRI: Construindo a estratégia ESG
1997
1998
1999
2000
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025